CAMPANHA DE OUTUBRO: 88%

  CANAIS
  Agenda
  Galeria de Fotos
  Grupos de Oração
  Liturgia Diária
  Liturgia das Horas
  Notícias
  Orações
  Pedido de Oração
  Santo do Dia
  Sites Católicos
  Web Radio
  Web TV
  FORMAÇÕES
  A favor da vida
  Família
  Jovens
  Marianas
  Querigma
  Sexualidade
  NOSSA IGREJA
  Francisco
  Bento XVI
  João Paulo II
  Novas comunidades
  Renovação Carismática
   
   
   

Seminário de Vida no Espírito – Dons do Espírito Santo



8 outubro, 2014


“A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância”. (I Cor 12, 1)

Nós estamos num Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica. Grupo de Oração Sagrada Família. Nossa Comunidade nasceu dentro da Renovação Carismática Católica, vive sua espiritualidade e não podemos “esquecer” o nosso berço.É algo que faz parte da nossa identidade. Não estamos apenas num encontro semanal com palestras. Exercitamos no Grupo de Oração aquilo que os outros grupos de oração também vivem, pois temos um modo próprio de ser. Se perdermos isto, nossos grupos de oração se tornam (e vemos que muitos têm se tornado) grupos de partilha, de reza, de encontro, mas… e os carismas?

Dons teologais ou infusos: São os dons que sustentam a vida moral dos cristãos. São disposições permanentes que recebemos no Santo Batismo (cf. CIC 1830). São necessários para a nossa santificação. São eles: Sabedoria, Entendimento, Fortaleza, Conselho, Ciência, Piedade e Temor de Deus (Cf. Is 11, 1-2). Para se aprofundar mais sobre os dons infusos, recomendo a página:

http://escolapauloapostolo-rcc.blogspot.com.br/2009/11/dons-infusos-do-espirito-santo.html

Dons carismáticos ou efusos:São os dons de serviço à comunidade. São graças particulares dadas pelo Espírito Santo para a construção e edificação da Igreja. São vários os carismas, mas vamos citar aqui os nove dons mencionados na 1ª Carta da São Paulo aos Coríntios: “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. 5 Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. 6 Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. 8 A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; 9 a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; 10 a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. 11 Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.”
Eles são divididos desta maneira:

Carismas da Palavra (Dons de Inspiração): Dom das Línguas, Dom da Interpretação e Dom da Profecia.

Carismas de Conhecimento (Dons de Revelação): Palavra de Ciência, Palavra de Sabedoria e Discernimento dos Espíritos.

Carismas das Obras (Dons de Poder): Dom da Fé, Dom das Curas e Dom de Milagres.

Dom das Línguas: É o carisma que consiste na emissão de sons vocais ininteligíveis, incompreensíveis humanamente, mas entendido por Deus. “Aquele que fala em línguas não fala aos homens, senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a ação do Espírito.” (I Cor 14, 2).A pessoaé livre, pode parar a hora que quiser, nesta oração ela pode cantar, louvar, agradecer, adorar, lamentar, suplicar, conforme a ação do próprio Espírito, que sabe do que precisamos. “26 Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. 27 E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rm 8, 26-27). O dom de língua autêntico causa bem-estar, nos sentimos bem.
Dom da Interpretação: Trata-se de um impulso, de uma unção espiritual para tornar compreensível à comunidade a mensagem do Senhor que chega em línguas. “Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar.” (I Cor 14, 13).Não é tradução. Mensagem em línguas + interpretação = Profecia.

Dom da Profecia: É o carisma pelo qual proclamamos a mensagem de Deus destinada a alguém. A profecia serve para exortar, edificar e consolar. “3 Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los. 4 Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembleia. 5 Ora, desejo que todos faleis em línguas, porém muito mais desejo que profetizeis.” (I Cor 14, 3-5a). Nunca vem contra a Doutrina Cristã. Sempre na 1ª pessoa, pois é Deus quem fala. É confirmada por outra pessoa, pela Palavra, por outra Profecia ou Palavra de Ciência. Causa paz. A profecia pode ser mudada, pois não é “previsão do futuro”, nós podemos com nossas atitudes obedientes ou não a Deus mudar o rumo de nossa história. Citar uma passagem bíblica não se trata de profecia, mas uma lembrança que vem à mente. Quando se diz algo contra Deus, causando mal-estar, já denuncia que se trata de uma falsa profecia.

Palavra de Ciência: Revelação do Senhor correspondente a uma situação do passado ou do presente. Serve para ajudar os irmãos. Pode ser revelada através de uma frase, uma visualização ou até um desconforto em alguma parte do corpo. Exemplo: “47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade. 48 Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira. 49 Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel. 50 Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta. 51 E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (Jo 1, 47-51).

Palavra de Sabedoria: Deus nos orienta, através de uma situação, como agir, conforme seu plano de amor. Conduzidos por Deus, temos uma atitude, uma palavra ou ação que muda tudo para o bem. Exemplo: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.” (At 16, 31).

Discernimento dos Espíritos: Serve para identificar o que é de Deus, o que é humano e o que vem do maligno. Abre os olhos para o mundo espiritual. Exemplo: “31 E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias. 32 E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33 Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.” (Mc 8, 31-33).

Dom da Fé: Nos dá a certeza de que Deus agirá. Exemplo: “(…) Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada.” (Mt 15, 28).

Dom das Curas: Nós oramos pedindo a Deus a cura, e Ele realiza a cura, que pode ser física, psíquica ou espiritual. Algumas curas são instantâneas, outras necessitam de um processo. Por exemplo, precisamos perdoar, precisamos largar um determinado pecado, vencer uma fraqueza… “2 Perdoa ao teu próximo o mal que te fez, e teus pecados serão perdoados quando o pedires. 3 Um homem guarda rancor contra outro homem, e pede a Deus a sua cura! 4 Não tem misericórdia para com o seu semelhante, e roga o perdão dos seus pecados! 5 Ele, que é apenas carne, guarda rancor, e pede a Deus que lhe seja propício! Quem, então, lhe conseguirá o perdão de seus pecados?” (Eclo 28, 2-5)

Dom de milagres: Acontecimento sobrenatural e instantâneo, modificando o curso normal da natureza para que os homens conheçam a grandeza da glória de Deus e de seu poder, visando a conversão do homem. Exemplos: Milagre das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11); A multiplicação dos pães (Mc 8, 1-9); A ressurreição de Lázaro (Jo 11, 1-46).

Conclusão:Os dons em si não aumentam em nós a santidade, se assim fosse poderíamos correr o grave risco de nos “gabar” com a ação de Deus em nós… Podem nos levar a santidade sim, mas não devemos buscá-los para o engrandecimento pessoal, mas para nos colocar a serviço da comunidade, com humildade cristã. Cabe a nós exercitar, em comunidade, os dons carismáticos. Precisamos para isso, de pureza, simplicidade, fuga do pecado, vida sacramental, vida de oração, vida ao ritmo da Palavra, desejo de servir, perseverança e….pedir!

Peçamos a Deus que cada um de nós e nosso grupo de oração possa buscar a vontade de Deus e viver a beleza dos dons carismáticos, para que possamos levar muitos e muitas famílias ao encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim construir neste mundo a Civilização do Amor, tão sonhada pelo Pai. Amém.

Fontes consultadas:
Bíblia Ave-Maria;
Catecismo da Igreja Católica;
Apostila 7 – Escola Paulo Apóstolo – RCC – Carismas no Grupo de Oração;
Apostila “Seminário de dons” – Grupo de Oração Oásis – Paróquia Santa Margarida Maria.

Sandra Capobianco
Discípula Sagrada Família

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Facebook

16 Comentários para: " Seminário de Vida no Espírito – Dons do Espírito Santo "

  1. Henry disse:

    despairingly@cooking.evoke” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó!!…

  2. gene disse:

    ghostlike@chunks.pegler” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðñòâóþ….

  3. Trevor disse:

    pelvis@proponents.douce” rel=”nofollow”>.…

    ñïàñèáî!!…

  4. ronald disse:

    gouldings@snoop.orchestral” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ….

  5. claude disse:

    latent@reprinted.rodent” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó….

  6. Henry disse:

    jongg@clerks.prokofieff” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðþ!…

  7. Everett disse:

    collectively@lews.potsdam” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðñòâóþ!…

  8. Greg disse:

    phonic@grillwork.occasion” rel=”nofollow”>.…

    thanks for information!…

  9. Ronald disse:

    duhagon@harburgs.mcneill” rel=”nofollow”>.…

    good info….

  10. Kyle disse:

    spacious@shamefacedly.luisa” rel=”nofollow”>.…

    ñïàñèáî çà èíôó!…

  11. stuart disse:

    luggage@corrugated.shop” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó….

  12. Terrance disse:

    entirely@westerner.aaawww” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó….

  13. Greg disse:

    curly@squirrel.things” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó!!…

Deixe um comentário

   
Curta a Sagrada Famlia Siga-nos @contatosagrada Veja nossas fotos Assista nossos vdeos