CAMPANHA DE OUTUBRO: 88%

  CANAIS
  Agenda
  Galeria de Fotos
  Grupos de Oração
  Liturgia Diária
  Liturgia das Horas
  Notícias
  Orações
  Pedido de Oração
  Santo do Dia
  Sites Católicos
  Web Radio
  Web TV
  FORMAÇÕES
  A favor da vida
  Família
  Jovens
  Marianas
  Querigma
  Sexualidade
  NOSSA IGREJA
  Francisco
  Bento XVI
  João Paulo II
  Novas comunidades
  Renovação Carismática
   
   
   

Seminário de Vida no Espírito – A Promessa do Pai, o Espírito Santo



27 junho, 2014


Sandra Capobianco pregou sobre “A promessa do Pai, o Espírito Santo” no Seminário de Vida no Espírito a partir de Ezequiel 36, 25-37. Já no Antigo Testamento percebemos o quanto Deus fala sobre o Seu Santo Espírito; sem Ele somos capazes de cometer toda espécie de pecado, pois a ausência dessa Força nos faz cair.

O que acontece muitas vezes é que não clamamos o Espírito por nos esquecermos de Deus ou até mesmo por não nos considerarmos dignos de Sua intervenção. Ela citou Moisés como um exemplo através da leitura de Êxodo 4, 10-12 “Moisés disse ao Senhor: “Ah, Senhor! Eu não tenho o dom da palavra; nunca o tive, nem mesmo depois que falastes ao vosso servo; tenho a boca e a língua pesadas”. O Senhor disse-lhe: “Quem deu uma boca ao homem? Quem o faz mudo ou surdo, o faz ver ou cego? Não sou eu o Senhor? Vai, pois, eu estarei contigo quando falares, e ensinar-te-ei o que terás de dizer.”

Essa ocasião mostra que o Espírito não vem sobre os capacitados, mas sobre todos nós em nossas limitações, não por nossos méritos, mas por vontade de Deus, ou seja, precisamos pedir a presença do Espírito todos os dias em cada momento, pois conscientes de nossas iniquidades saberemos realmente qual a nossa necessidade, “em nossa vida em família, como precisamos pedir o Espírito Santo… nas decisões simples, ao fazer coisas simples na nossa casa, em nosso trabalho, porque nós somos fracos, somos como Moisés, nos reconhecemos limitados, sabemos das nossas limitações”, completou.

Em João 14, 16-17 e João 15, 26 fica evidente que a vinda do Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Cristo para nós. A Palavra diz que o Mundo não é capaz de receber o Espírito, pois não o vê, não o conhece, conhecer implica relacionamento, por isso o Mundo não conseguirá a graça que é ter o Espírito.

É a oração que nos permite estabelecer esse relacionamento. Não há uma fórmula para orar, já que a oração verdadeira é aquela que brota do coração, claro que orações como a Lectio Divina e o Santo Terço nos ajudam muito, mas também as orações espontâneas que fazemos nos pequenos momentos do nosso cotidiano são fontes de bençãos.

O Espírito Santo nos dá discernimento em nossas escolhas, sendo assim, é algo que devemos fazer e ensinar aos nossos filhos: ter um relacionamento íntimo com Deus e não um relacionamento interesseiro: “como nos relacionamos com nossos filhos quando eles pedem? Aí a gente olhar para o nosso filho e fala qual a vontade de Deus e reza com ele, ‘eu não sei se pode, meu filho, vamos rezar junto e ver o que Deus quer?” explicitou.

As passagens de Atos 1, 4-5. 14 e Atos 2, 1-3 nos mostram como buscar a intimidade e o discernimento por meio da oração. Primeiro, “não se afastar de Jerusalém” significa não se afastar da nossa missão, não há como fugir de quem somos. Em segundo, “perseveravam na oração” – será que todos os dias eles rezavam e tinham respostas de Deus? Provavelmente não, mas a perseverança na dificuldade, seja no desemprego ou na família nos faz alcançar a vitória.

Terceiro, estar em Comunidade com Nossa Senhora, O Espírito Santo não vem sobre nós quando estamos isolados, mas quando permanecemos unidos – “é em Comunidade, com o defeito do seu irmão, com o sofrimento que aquilo traz para você, com a sua família, que vem o Espírito Santo. E quem estava com eles? Maria Santíssima”, Sandra acrescentou, pois não podemos fugir de tudo que é belo em nossa Igreja, como a devoção à Maria.

Atos 2, 14 – nos apresenta 3 atitudes de Pedro que são importantes em nossa caminhada: ele se pôs de pé em companhia dos outros e com voz forte: a atitude de Pedro modificou todos que ali estavam, pois a coragem de quem se coloca de pé apesar de todo medo, tendo a presença dos irmãos a lhe sustentar e usando da autoridade dada por Deus leva muitas pessoas a se encontrarem com Ele.

O que o Senhor nos fala através disso? Que a vida de quem é cheio do Espírito é de quem se coloca sempre de pé vitoriosamente. Não estamos sós. Só aquele que não quer viver como o Pai nos pede é que não conseguirá viver Sua graça. Ser cheio do Espírito Santo não é um privilégio para poucos, é um chamado para todos.

A partir dessa reflexão, somos convidados a olhar para nossa vida e perceber como estamos e qual atitude é necessária para transformar as situações que temos vivenciado. Atos 2, 38 nos dá a resposta: arrepender-se e ser batizado (para àqueles que Jasão, viver verdadeiramente como batizado).

Sandra Capobianco
Discípula Sagrada Família

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Facebook

6 Comentários para: " Seminário de Vida no Espírito – A Promessa do Pai, o Espírito Santo "

  1. Bernard disse:

    urinary@favor.mispronunciation” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðåí….

  2. donald disse:

    projected@ascertained.healing” rel=”nofollow”>.…

    thank you!!…

  3. Gerald disse:

    rung@disqualified.queen” rel=”nofollow”>.…

    thank you….

  4. guy disse:

    alive@bali.techs” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info!…

  5. Johnnie disse:

    quirt@lounges.policemans” rel=”nofollow”>.…

    ñïàñèáî çà èíôó!…

  6. Lynn disse:

    opium@dirksen.williamsburg” rel=”nofollow”>.…

    ñïàñèáî!…

Deixe um comentário

   
Curta a Sagrada Famlia Siga-nos @contatosagrada Veja nossas fotos Assista nossos vdeos